A foto tirada hoje, no almoço que preparei para os amigos Felipe e Gi Rodini, para minha irmã Renata Quartaroli e seu marido Rafa Bettarello, minha sobrinha Beatriz e minha esposa Lilian, tinha por objetivo retratar esse momento rústico, da comida simples e saborosa, sem decoração, pra ser comida em família, sem cerimônias.
Bom, apesar da Sardenha ser uma ilha, a culinária local não é baseada em peixes ou frutos do mar; isso aconteceu porque a região sempre sofreu com invasões, conquistas, pirataria, fazendo com que a população local se isolasse no interior, nas partes mais altas, distantes portanto do mar.
A culinária sarda foi construída por pastores e camponeses basicamente. Comida simples, saborosa, como eu sempre gostei.
A receita de hoje é um Gnocchi alla Sarda, ou seja, nhoque à moda da ilha da Sardenha. O grande trunfo aqui são as pequenas bolinhas feitas de linguiça fresca moída e temperadas com sementes de erva doce; complementando, um bom molho de tomates não peneirado, dando ares ainda mais rústico. Simples.
Receita do Gnocchi:
- 1 kg de batata tipo Asterix (rosadas);
- 200 g. de farinha de trigo peneirada;
- 30 g. de maisena;
- 130 g. de parmesão ralado bem fino;
- 20 g. de sal;
- 3 gemas de ovo;
- noz-moscada e pimenta do reino a gosto.
Leve as batatas ainda com casca à panela de pressão, com uma pitada de sal; depois de pegar pressão, aguarde cerca de 20 minutos.
Desligue o fogo após o cozimento, espere perder a pressão e remova a casca das batatas com cuidado. Deixe as batatas descansando, cortando-as em pedaços; essa parte é importante para que percam o máximo de umidade; quanto mais perderem umidade, melhor, pois a batata pedirá menos farinha para chegar ao ponto ideal, produzindo um gnocchi mais leve.
Adicione todos os ingredientes e sove vigorosamente, até que a massa não esteja mais grudando nos dedos ou nas mãos. Caso seja necessário, adicione mais farinha, sempre aos poucos.
Assim que o ponto da massa for atingido, faça um rolinho bem fino sobre uma superfície enfarinhada e corte-o em pequenos pedacinhos. Cada um dos pedacinhos deve ser enfarinhado e reservado.
Receita para as bolinhas de Linguiça:
- 6 gomos de linguiça fresca (Toscana Sadia);
- 3 colheres de sopa de sementes de erva doce;
Abra os gomos de linguiça, retire a pele e reserve somente o interior. Com o auxílio de um processador de alimentos ou moedor de carne, triture todos os gomos, de modo que a carne fique bem moída, formando quase uma pasta. Soque as sementes de erva doce em um pilão, misturando-as junto com a linguiça moída.
Faça pequenas bolinhas, do tamanho de uma bola de gude, e frite em uma frigideira com um pouco de azeite. Assim que as bolinhas estiverem douradas, reserve.
Receita do Molho:
- 1 cebola média picada grosseiramente;
- 1 cenoura pequena picada finamente;
- 1 talo de salsão picado finamente;
- 2 dentes de alho picados finamente;
- 4 tomates bem maduros picados grosseiramente, sem casca e se sementes.
- 300 ml de passata de tomate (molho de tomate encontrado em supermercados - tomate peneirado).
- folhas de manjericão;
Aqueça um pouco de azeite e refogue o alho, a cebola, a cenoura e o salsão; assim que estiverem dourados, adiciones os tomates frescos e a passata. Mexa por alguns minutos e deixe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Acerte sal, pimenta do reino. Ao final adicione o manjericão para dar sabor. Está pronto.
Em uma panela com água fervente e um punhado de sal, adicione os pedacinhos de gnocchi aos poucos; assim que eles boiarem, estão cozidos. Escorra, adicione o molho de tomate rústico e as bolinhas de linguiça já douradas no azeite.
Sirva ainda quente; para acompanhar um Chianti Classico fica perfeito.
Provei a receita hoje, simplesmente fantástica !
ResponderExcluirObrigado pelo convite Rafa e novamente parabéns pela receita !!!
Abs
F. Rodini
O Chef realmente sabe explorar os prazeres da boa comida!
ResponderExcluirAconselho