domingo, 30 de setembro de 2012

Fettuccine All´Alfredo - Fettuccine Alfredo

Sem dúvida alguma, essa é uma das receitas mais famosas e geniais de toda Itália; ela é mundialmente famosa e não resta mínima dúvida sobre sua origem e autoria. Sobre a receita, ainda pairam mistérios, mas após inúmeras tentativas, é possível chegar a um resultado bem próximo daquela preparada pelo lendário Alfredo Di Lelio, também conhecido como Alfredo I.

Alfredo Di Lelio a preparou pela primeira vez em 1908, na tentativa de alegrar sua esposa Ines, que sofria de depressão pós parto; certamente não imaginava que essa tentativa alegraria toda uma nação. Alfredo incluiu então o Fettuccine no cardápio de seu Ristorante, e o sucesso foi tamanho que recebeu autoridades, reis, rainhas, estrelas de cinema e pessoas influentes de todo o mundo. Tenho um grande amigo, Nelson Salomone, que possui uma foto tirada ao lado de Alfredo II, filho do fundador; privilégio para poucos.

Se você é um amante da boa mesa e um dia for a Roma, não deixe de visitar esse espaço lendário, na Piazza Augusto Imperatore 30. Há muitos anos atrás foi aberta uma filial do lendário no Rio de Janeiro, mas devido às dificuldades de importação de farinha de grano duro, ovos e queijo Parmigiano em uma época complicada de nossa economia, decidiu-se fechar o restaurante, de forma a não macular a imagem do nome Alfredo. Hoje em dia existe uma filial em Nova York, bem em frente à pista de patinação do Rockfeller Center, que reproduz com maestria a receita romana. Tive o privilégio de conhecer os dois.

Bem, primeiramente prepare uma base de molho Besciamella (molho branco); para isso derreta cerca de 50 g. de manteiga em fogo bem baixo, e adicione lentamente 50 g de farinha de trigo branca, peneirada, tomando cuidado para mexer constantemente com o auxílio de uma colhar de pau. Assim que a mistura estiver começando a ficar seca, adicione um pouco de leite, vagarosamente, e continue mexendo. No total deverá ser acrescentado cerca de 700 ml de leite integral, de preferência fresco.

Aumente para fogo médio assim que todo o leite estiver sido adicionado; tempere com nóz-moscada e uma boa pitada de pimenta do reino fresca, ralada na hora. Nesse momento você deverá adicionar cerca de 300 g de queijo Parmigiano de primeira qualidade, ralado na hora; adicione o queijo lentamente, tomando cuidado para que todo o queijo esteja bem derretido e integrado à mistura. O ponto correto do molho é quando ele cobrir as costas de uma colher de pau, sem escorrer, mas deixando uma camada média de molho.


Em uma panela com água fervente, adicione um punhado de sal grosso, e ferva 500g de Fettuccine por aproximadamente 11 minutos. Escorra a pasta, colocando-a sobre uma travessa grande; sobre a pasta ainda quente adicione duas colheres de manteiga, e adicione o molho por cima. Com o auxílio de dois garfos, misture tudo vigorosamente, erguendo o Fettuccine cerca de 40 cm acima da travessa.

Sirva quente; para acompanhar, um Prosecco de Conegliano ou Valdobbiadene bem gelado.


3 comentários:

  1. Rafael, sempre que tento fazer o molho branco, empelota. Ou seja, eu coloco a manteiga, a farinha e vou adicionando o leite. Mas no fim, fica cheio de bolinhas de farinha. O que eu estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sigarofalo, bom dia!! Obrigado pelo postagem e pelo carinho. Bom, vamos lá: duas coisas podem acontecer pra que o molho fique empelotado; primeira: pode ser que você esteja colocando o leite em muita quantidade antes de ter mexido bem a mistura; tente colocar o leite mais devagar e mexer o fouet com mais vigor. A segunda possibilidade é você não ter peneirado a farinha; tente passar a farinha por uma peneira bem fininha antes de adicioná-la ao molho. Caso as duas sugestões não funcionem, ainda tem um recurso: passo no liquidificador...isso mesmo, nada de errado em fazê-lo, muita gente faz e não causa nenhum problema ou afeta a qualidade do molho. Espero ter ajudado. Abraço. RQ.

      Excluir
    2. Ótimas dicas! Vou segui-las à risca. Muito obrigada! Si.

      Excluir