sábado, 26 de janeiro de 2013

Tagliata di Carne - Tagliata de Carne

Esse prato é extremamente simples e famoso em toda Itália; tradicionalmente conhecido como um prato de rua, feito em pequenos estabelecimentos, mercados, carrinhos. Ganhou grande notoriedade pela combinação de sabores, que apesar de marcantes, combinam entre si perfeitamente.

O termo tagliata significa algo cortado, picado, já que a carne bovina utilizada no preparo é finamente fatiada. Essa receita é também versátil, podendo servir como uma entrada, como um prato principal, em dias quentes, ou mesmo para um almoço mais rápido e informal.

Para o preparo da Tagliata, você precisará:

- 400 g. de filé mignon ou outra carne macia;
- 1 maço de rúcula bem fresca;
- Parmesão em lascas grandes;
- Aceto Balsâmico di Modena;
- Azeite;
- Sal;
- Pimenta do Reino;
- Raspas de casca de laranja (opcional);

Minha sugestão é que você comece pela redução de aceto balsâmico, já que ela poderá demorar em torno de 40 minutos. Coloque um copo cheio de aceto balsâmico em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo periodicamente, de forma seja reduzido e fique mais encorpado. Alguns adicionam sal e pimenta do reino, outros adicionam um pouquinho de açúcar logo no início da redução - pessoalmente prefiro natural. Assim que estiver na consistência de um xarope, desligue o fogo e reserva para esfriar em temperatura ambiente.

Lave bem a rúcula, higienizando-a com muito cuidado; assim que estiver bem limpa, seque-a com o auxílio de um pano bem limpo, ou com secadores giratórios, próprios para secar folhas verdes. Tempera-a com sal, pimenta do reino, um pouco de azeite e 30 ml de água bem gelada. Prove, acertando o sal e a pimenta conforme seu próprio gosto. Reserve.

Tempere o filé com sal e pimenta do reino, levando-os à geladeira por aproximadamente 15 minutos; depois desse tempo, retire-os da geladeira e unte os dois lados com um pouco de azeite. Enquanto isso, esquente uma chapa de metal ou de cerâmica (veja foto abaixo) por aproximadamente 5 minutos em fogo médio-alto, e em seguida acomode os pedaços de filé sobre ela.

Uma dica importante: não fique virando os pedaços de carne constantemente, pois eles liberarão água e não ficarão suculentos; o segredo é colocar os filés sobre a chapa ou grelha por 3 minutos de cada lado, virando-os uma única vez. Isso fará com que o filé fique selado, o sangue ficará dentro da carne, e como resultado ela ficará macia e suculenta.

Transcorridos os 6 minutos totais, desligue o fogo, retire os filés da chapa, fatiando a carne finamente, em grossura de aproximadamente meio centímetro. Reserve em local aquecido.

A receita está pronta; agora acomode a carne fatiada e sobre ela despeje um pouco da redução de aceto balsâmico e azeite; coloque a rúcula temperada em cima, a casca de laranja ralada (opcional) e um lasca grande de parmesão.

Para acompanhar, sugiro um vinho tinto leve, frutado ou mesmo um Lambrusco frisante tinto, bem gelado.


Um comentário:

  1. Fácil demais de fazer! o Balsâmico fica muito bom com açúcar...

    Abraço,

    Fernando Cicolani

    ResponderExcluir