domingo, 28 de abril de 2013

Fettuccine Cacio e Pepe - Fettuccine com Queijo e Pimenta do Reino

Muito embora Roma seja um centro gastronômico da Itália, já que recebeu e ainda recebe emigrantes de todas as outras regiões do país, poucos pratos emocionam tanto um romano quanto o Cacio e Pepe. Representante da Cucina Povera (Cozinha Pobre), a simplicidade é mais uma vez a protagonista, fazendo desse Fettuccine um prato com a cara de Cidade Eterna.

Por incrível que pareça, esse prato típico é encontrado com dificuldade nos restaurantes, que hoje dedicam seus menus a preparos mais sofisticados e famosos. O Cacio e Pepe é um preparo tipicamente caseiro, feito apenas para um privilegiado núcleo familiar. Bastante comum nos tempos difíceis, de pobreza e guerra, é ainda capaz de marejar os olhos de um bom romano.

Bem, Cacio é um sinônimo de Queijo, enquanto Pepe significa pimenta do reino; aos dois primeiros adiciona-se azeite e folhas de sálvia fritas na manteiga, e pronto.

Para prepararmos um bom prato para 4 pessoas, precisaremos:

- 500 g. de Fettuccine;
- 200 g. de Pecorino Romano (queijo de cabra com sabor marcante, parecido ao Parmesão);
- 3 colheres de pimenta do reino ralada na hora;
- 3 colheres de azeite;
- 1 colher de manteiga;
- 1 punhado de folhas de sálvia;

O primeiro passo é ralar o queijo Pecorino bem fininho; assim que estiver ralado, misture a pimenta do reino.

Em uma frigideira, preferencialmente antiaderente, aqueça a manteiga com um pouco de azeite; assim que a manteiga começar a espumar, adicione as folhas de sálvia, fritando-as até ficarem crocantes.

Em uma panela com água fervente, adicione somente óleo, sem nenhuma quantia de sal; isso é importante porque o Pecorino é bastante salgado, assim evitamos exageros.

Ponha o Fettuccine na água em ebulição e aguarde o tempo total de cozimento, em geral, 11 minutos.
Escorra a massa assim que estiver al dente e volte a colocá-la ainda bem quente dentro da panela.O segredo agora é adicionar o Pecorino com pimenta do reino, regar com azeite e mexer tudo vigorosamente.

O processo deve ser rápido e a mistura precisa estar bem homogênea, para que o calor da massa e da panela derretam o queijo moderadamente, fazendo com que se transforme e um creme. Decore com as folhas de sálvia fritas e sirva.

Para acompanhar, sugiro um vinho branco tipo colheita tardia, quando o nível de açúcar residual é mais alto, e combina muitíssimo bem com o sabor picante da pimenta do reino.

Bom proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário