sábado, 22 de março de 2014

Quiche Lorraine

Quiche é uma torta aberta de origem alemã, muito embora tenha ganho fama através da cozinha francesa, que permeou o mundo e influenciou quase todas as mesas ocidentais. A receita é medieval e foi documentada apenas no século XVI, no reino de Lothringen, hoje parte da França e conhecido como Lorena (Lorraine em francês).

A palavra Quiche, é na verdade, uma adaptação afrancesada da palavra Kische, que significa "bolo" no dialeto da Lorena, e que por sua vez deriva do alemão Küche, de mesmo significado.

A região Alsácia-Lorena, apesar de hoje francesa, sempre sofreu forte influência alemã, e foi alvo de intensa disputa territorial durante a Segunda Guerra Mundial, já que é grande reserva de carvão e minérios. Foi somente na década de 1950 que a receita se espalhou pelo mundo, ganhando adaptações com ingredientes diversos, como queijos azuis, tomate seco, alho poró, espinafre, brócolis, cogumelos e até mesmo salmão.

A receita tradicional é bastante simples e fácil de fazer; pode ser servida em conjunto com uma salada ou mesmo sozinha, para uma refeição leve.

Receita para a massa (6 forminha individuais):

- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 200 g. de manteiga sem sal cortada em cubos pequenos;
- 1/2 xícara de água gelada;
- 1 pitada de sal;

Em uma tigela, misture a farinha, o sal, os cubos de manteiga e sove vigorosamente; no começo a massa parecerá uma farofa, mas depois a manteiga de incorpora melhor à farinha. Assim que obtiver uma mistura homogênea, como na foto ao lado, embrulhe com filme plástico de PVC e leve ao refrigerador por uns 20 minutos.

Receita do recheio:

- 6 ovos;
- 1,5 xícaras de creme de leite fresco;
- 100 g. de queijo Gruyerè ralado grosso;
- Sal, Pimenta do reino, Noz Moscada;
- 1 colher de café de ervas finas;
- 100 g. de bacon defumado

Misture os ovos, creme de leite, sal, pimenta do reino, noz moscada e as ervas vigorosamente com uma batedor de arame (fouet - figura ao lado); assim que estiver homogêneo, reserve em local refrigerado.

Enquanto isso, corte o bacon defumado em tiras finas, tipo Julienne, aqueça uma frigideira em fogo brando (médio-baixo) e frite todo o bacon até dourar. Escorra a gordura e retire o excesso com papel toalha. Reserve.

Retire a massa do refrigerador, abrindo-a sobre uma forma própria para quiche; caso ela não seja antiaderente, então passe manteiga e polvilhe um pouco de farinha de trigo, evitando assim que a massa grude ao ser assada.

Pré-aqueça o forno a cerca de 200 graus centígrados, e asse todas as forminhas por cerca de 15 minutos; muito importante é que você fure a massa com um garfo, evitando assim que ela fique estufada. Caso ela estufe durante o processo, simplesmente fure com um garfo novamente.

Assim a massa estiver consistente, cerca de 15 minutos depois, retire as formas do forno e espera esfriar.

Adicione o recheio, o bacon defumado cortado em tiras e volte as forminhas ao forno, agora em temperatura superior, por volta de 220 graus centígrados, por cerca de 35 minutos.

Assim que a cobertura estiver levemente dourada, e a mistura já endurecida, retire todos os quiches do forno e espere esfriar antes de desenformar.



A receita de hoje foi preparada para os amigos Sandra Shimura e Steve Cholowsky, sempre presentes.

Bom apetite.


















Um comentário:

  1. Grande Rafael,

    Mais uma excelente receita.

    Parabéns meu amigo.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir