domingo, 3 de agosto de 2014

Lasagna di Asparagi, Pesto e Fondutta de Gorgonzolla - Lasanha de Aspargos, Pesto e Fondutta de Gorgonzolla

Apesar do nome dessa receita ser bem longo e intimidador, é bastante fácil de fazer; pude prepará-la tomando uma cerveja bem gelada ao lado dos meus amigos mais que especiais, José Augusto Sozzi e Sandra Sozzi, por quem tenho um carinho de filho. Também não é uma receita forte, mas bem suave e saborosa.

Bom, o primeiro passo é branquear os aspargos verdes; para isso aqueça uma panela com água bem quente, e assim que estiver borbulhando mergulhe os aspargos por 10 segundos; retire-os imediatamente e coloque em uma bacia com água gelada, preferencialmente filtrada e com cubos de gelo.

Espere uns 5 minutos até que fiquem com uma tonalidade verde bem viva e forte; descarte a água, pique cada um dos talos em pequenos pedaços e reserve.

Aqueça uma frigideira com apenas um fio de azeite, a quando estiver bem quente adicione os pedaços de aspargos, por cerca de uns 2 ou 3 minutos; salpique sal, pimenta do reino ralada na hora e desligue o fogo. Reserve os pedaços de aspargos.

A Fondutta de  Gorgonzolla também é extremamente fácil de fazer: adicione aproximadamente um litro de creme de leite em uma pequena panela, em fogo baixo, e espere ferver. Assim que o creme levantar fervura, adicione 100g. de queijo gorgonzolla de boa qualidade e mexa constantemente até que seja totalmente dissolvido. Aguarde mais uns 2 ou 3 minutos e desligue o fogo. Reserve a Fondutta.


Receita do Pesto genovês:

- 1 maço se manjericão (somente as folhas, sem talos ou floração);
- 100 g. de nozes;
- 100 ml de azeite;
- 100 g. de queijo parmesão ralado e de boa qualidade;
- 2 cubos de gelo;
- 1/2 dente de alho;

Com o auxílio de um processador de alimentos, triture as nozes; em seguida adiciones as folhas de manjericão, o azeite, o alho e os 2 cubos de gelo. Os cubos de gelo farão com que as folhas não queimem no processador, dando uma cor verde clara ao pesto e sem alteração de sabor.
Coloque tudo em uma tigela pequena, adicione o queijo e misture bem.



Está tudo pronto; em uma assadeira de metal, forre o fundo com uma boa quantidade da fondutta de gorgonzolla, espalhe um pouco do molho pesto e adicione a primeira camada de massa para lasagna (indico aquela da Barilla, que é só levar ao forno).


Sobre a camada de massa, adicione mais fondutta, mais pesto e os aspargos salteados no azeite. Cubra com mozzarella ralada e de boa qualidade. Adicione uma segunda camada de massa, mais fondutta de gorgonzolla, pesto e mozzarella, forrando toda a parte superior.

Normalmente preparo minhas lasanhas com apenas duas camadas de massa, para que não fiquem pesadas demais. Por fim, adiciono um pouco de parmesão ralado na hora, para que ganha uma cor dourada no final.

Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura de aproximadamente 220 graus centígrados por cerca de 20 minutos. Tá pronta.

Forza Fratello mio, sempre avanti !!






Um comentário: