domingo, 2 de dezembro de 2012

Gelato di Cioccolato con Arancia e Nocciola - Sorvete de Chocolate com Laranja e Avelãs

O sorvete é onipresente em toda Itália, de norte a sul, faça chuva ou sol, no calor ou em plena neve; onde quer que se vá, lá ele está. Pode ser encontrado de pequenos carrinhos de rua até estabelecimentos seculares, como a famosa Venchi, fundada em 1878, ou mesmo sob o conceito do 100% natural, sem agrotóxicos, da também renomada Grou. Além da qualidade dos ingredientes, os italianos são muito preocupados com o preparo de seus sorvetes; para isso dedicam atenção e incansáveis experimentos,  garantindo que em cada esquina você tenha a sensação de experimentar o melhor sorvete da Itália.
 
Me recordo da estupenda Gelateria do Zio Miri, localizada na Via Liberiana, quase na esquina com a Via Cavour, ao lado da Basílica di Santa Maria Maggiore, no Esquilino, em Roma; certamente um dos melhores sorvetes da cidade, preparado com simplicidade, carinho, ingredientes frescos e com a simpatia do Miri, sempre sorridente...e o melhor de tudo isso é que você não se sentirá explorado ou esfolado ao comprar uma bola de sorvete de boa qualidade, ao contrário do que acontece por aqui.
 
Esse preparo é um dos mais saborosos, pelo menos na minha simples opinião; nessa receita temos a oportunidade de unir o chocolate meio amargo, a acidez da casca da laranja e o crocante vindo das avelãs levemente tostadas. Tudo sem adição de conservantes.

Lá vamos nós !!

- 250 ml de creme de leite fresco;
- 1 ovo;
- 100 g. de açúcar;
- 200 g. de chocolate meio amargo em barra ralado;
- 450 ml de creme de leite (lata);
- 1 colher de café de essência de baunilha;
- 2 colheres de sopa de licor de laranja (Cointreau);
- 150 g. de casca de laranja cristalizada;
- 150 g. de avelãs com casca;

Um dia antes de preparar o seu sorvete, coloque todas as tiras de casca de laranja cristalizadas dentro de uma panela pequena, adicione dois copos de água e leve ao fogo baixo. Assim que estiver bem quente, porém sem levantar fervura, desligue, espere esfriar em temperatura ambiente e depois leve ao refrigerador. Isso fará com que a casca da laranja fique macia e adocicada (veja foto acima). Reserve a laranja, já que deverá ser adicionada ao sorvete apenas no final do preparo.

Aqueça o creme de leite fresco em uma panela grande, em fogo baixo, sem deixar que levante fervura; o leite deverá ficar quente, mas nunca deverá ferver; reserve.

Em um outro recipiente, preferencialmente a tigela de uma batedeira, bata o ovo e o açúcar, até ficarem esbranquiçados, formando um creme bege, liso e espesso. Com muito cuidado, e aos poucos, adicione o creme de leite fresco aquecido ao ovo batido com açúcar. Faça isso lentamente, com o auxílio de um batedor de arames (fouet), mexendo a mistura até que esteja totalmente homogênea.
Coloque essa mistura em uma panela, adicione o chocolate ralado aos poucos, mexendo constantemente, para que todo o chocolate seja derretido e incorporados à mistura; lembre-se de manter a panela em fogo baixo. Assim que todo o chocolate estiver derretido e misturado, retire a panela do fogo, adicione a lata de creme de leite, mexa vigorosamente, adicione a baunilha e deixe esfriar em temperatura ambiente - em seguida leve ao refrigerador.
 

Aqueça o forno em temperatura média, coloque as avelãs em uma assedeira, e deixe-as tostar por aproximadamente 5 minutos; o ponto correto é quando elas começarem a soltar a casca naturalmente. Muita atenção, pois as avelãs queimam com facilidade. Assim que a casca estiver soltando, retire a assadeira do forno, espere esfriar e remova a casca, esfregando-as com as mãos. Triture-as grosseiramente.
 
Bata a mistura na sorveteira, ou em uma panela de aço inox ou cerâmica bastante fria (pode ser resfriada no freezer por uma hora antes do preparo). Caso esteja utilizando uma panela, leve a mistura ao freezer por cerca de uma hora, mexendo de 20 em 20 minutos até que esteja bem consistente, em textura parecida a um sorvete derretido. Caso esteja utilizando uma sorveteira, espere endurecer um pouco, para então adicionar as duas colheres de licor de laranja (Cointreau), os pedaços de casca laranja grosseiramente picados e as avelãs trituradas. 
  
Leve ao freezer (caso esteja preparando o sorvete em uma panela de aço inox ou cerâmica, mexa a cada 20 minutos), espere endurecer e sirva.


Um comentário:

  1. Eu fiz e ficou ótimo. Valeu a pena ainda mais com este tempo.

    ResponderExcluir