segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sorbetto di Pesche e Lavanda - Sorvete de Pêssego e Lavanda

Fácil, delicioso e perfumado, o Sorbetto di Pesche e Lavanda é um tipo de sorvete cujo preparo não utiliza derivados de leite, apenas água e frutas. Por isso é extremamente refrescante e deve ser servido em dias quentes. Novamente típico da região da Emilia-Romagna, onde pêssegos e lavanda são abundantes, pode ser feito de modo rápido e muito barato.

O preparo é extremamente simples e para isso você precisará:

- 2 latas de pêssego em caldas;
- Suco de 1/2 limão siciliano;
- 5 colheres de sopa de flores de lavanda secas;
- 1 copo de água;
- 1/2 copo de suco de pêssego

Aqueça 1 copo de água em uma pequena panela; assim que estiver bem quente, porém sem ferver, adicione as 5 colheres de flores secas de lavanda e desligue o fogo; cubra a panela, adicione o suco de pêssego e aguarde 24 horas, de modo que a água fique bem aromatizada. Assim que a água estiver em temperatura ambiente, leve a panela à geladeira.
Após o tempo de descanso, essencial para que a água fique aromatizada, coe a mistura, eliminando as flores de lavanda. Coloque a água aromatizada dentro do liquidificador.

Ponha os pessegos drenados, ou seja, sem a calda, também dentro do liquidificador. Adicione também a calda de apenas uma das latas e o suco de meio limão siciliano; a calda da outra lata não deve ser utilizada, para que o sorvete não fique muito doce. Bata tudo no liquidificador.

Em seguida, bata a mistura na sorveteira, ou em uma panela de aço inox ou cerâmica bastante fria (pode ser resfriada no freezer por uma hora antes do preparo). Caso esteja utilizando uma panela, leve a mistura ao freezer por cerca de uma hora, mexendo de 20 em 20 minutos até que esteja bem consistente.

Ao servir, polvilhe flores secas de lavanda.

Simples.
 

Um comentário: