segunda-feira, 21 de maio de 2012

La Pasta - A Massa

Ahhh !!! Agora falaremos do elemento chave da cozinha italiana, aquele que ganha destaque, que é considerado o astro da culinária da "velha bota": a Massa !!! Aqui no Brasil ela ocupa um lugar de destaque à mesa, e na pátria mãe, não é diferente. 

A qualidade dos ingredientes básicos aliados à criatividade natural do povo italiano, fizeram da Massa uma lenda italiana no mundo. Muito embora a mistura de ovo, farinha e sal não seja originária da Itália, foi de lá que ela se espalhou para o mundo.

Diz a lenda, e devo desapontar a todos, é apenas uma lenda, foi Marco Polo, famoso navegador veneziano, que a "descobriu" em sua viagem à China em 1295. Como se sabe hoje, Marco Polo nunca esteve na China, e provavelmente pouco saia de seu próprio quarto; era sim um visionário, de imaginação incalculável. A Massa tem, inclusive, uma "data de criação", 1310, quando Marco Polo supostamente retornara do épico.

A Massa (La Pasta) teve sua origem mais provável na China, por volta do ano 4.000 AC, muito embora alguns defendam que tenha origem ainda no Neolítico (8.000 AC), e tinha uma composição bem parecida à atual: farinha, ovos e sal - simples assim. Por se tratar de um império bastante audacioso e conquistador, essencialmente militar, a China levou seus costumes alimentares para a península arábica, e de lá ela se espalhou pela Ásia Menor, Norte da África e Grécia, já que os árabes eram conhecidos pela habilidade de navegação no Mediterrâneo e pela vocação comercial.

Existem fortes traços do consumo de massa entre os Gregos (veja publicação Lasagna alla Besciamella e Pesto, de Maio 2012), Etruscos e Romanos, e estou convencido de que eles também celebravam aquela macarronada de Domingo preparada pela mamma !!! (risos).

Foi, porém, na Idade Média, que esse alimento simples, barato e de fácil preparo, ganhou fama, e daí não parou mais. Formas, cores, métodos de fabricação, adição de ingredientes, tipos de secagem, enfim, todos os tipos de aperfeiçoamento foram empregados à Massa, até mesmo um tipo especial (Marille - foto ao lado e abaixo) fora projetado pelo lendário Giorgetto Giugiaro, um dos mais famosos designers da Itália; só a paixão explica.



 Bem, é importante comentar que a imaginação não tem limites, e isso fez com que cada Região, cada Comuna, e mesmo cidades tenham seus tipos especiais de massa; muitas com formatos parecidos, porém com nomes bem específicos, remetendo à origem cultural e às tradições, uma verdadeira identidade.

Os tipos de pasta são classificados em três principais: a primeira é a Pasta Secca (Massa Seca), produzida atualmente em escalas industriais e encontradas no supermercados, tendo por ingrediente principal a farinha de semola; a segunda é a Pasta All´Uovo (Massa com Ovos), semelhante à anterior, porém com adição de ovos de galinha, e pode ser encontrada comercialmente com grande facilidade; a terceira é a Pasta Fresca (Massa Fresca), e aqui nos dedicaremos a ela.

PASTA FRESCA / MASSA FRESCA:

Essa receita é bastante caseira, já que nosso objetivo não é ensinar a todos vocês métodos industriais, métodos de secagem, etc.. por isso sugiro que seja feita e imediatamente consumida, afinal estamos buscando algo feito com carinho, Fatto a Mano.

Para o preparo da Pasta Fresca uma composição quase cabalística deve ser respeitada: para cada 100 g. de farinha, um ovo de galinha e uma pitada de sal (meia colher de café). Cada 100 g. alimenta uma pessoa com apetite moderado, por isso dimensione bem a quantidade a ser preparada mediante QUEM serão seus convidados. Se um deles for meu primo Cláudio Della Colleta, ou meu cunhado Leonardo, é bom reforçar a farinha (risos).

Sem segredos, não é mesmo ?!!

Em uma tigela funda adicione a farinha, forme um pequeno monte, faça um furo no meio da farinha e adicione os ovos inteiros; ponha sal na quantidade adequada, e se quiser coloque uma colher de azeite extra-virgem para cada 100 g. da farinha.

Amasse bem, vigorosamente, aproveite para se exercitar, já que se você está na cozinha provavelmente não é apreciador de uma academia de ginástica (risos). Brincadeiras à parte, você poderá utilizar também uma batedeira planetária (também conhecida como orbital ou excêntrica).O ponto correto da massa é quando ela não grudar mais nos seus dedos, ou no batedor de massas de sua batedeira. Sempre utilizo uma batedeira, mas não resisto à tentação de terminar manualmente - adoro esse contato com o alimento.

Ponto correto, faça uma bola com a massa, e deixe-a em repouso por 30 minutos, coberta com um pano úmido. Transcorridos os 30 minutos você deverá "abrir" a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, utilizando um rolo de abrir massas ou passando-a por um cilíndro (veja foto ao lado) diversas vezes pelo rolo principal, até que fique bem fina. Caso você queira preparar uma Lasagna ou uma Massa Recheada (Tortellini, Raviolli, etc..), esse primeiro estágio é suficiente. Caso queira uma massa longa, tipo Spaghetti ou Fettuccini, passe-a pelo segundo estágio, de corte, escolhendo o formato.

O ponto de cozimento da pasta fresca é 2 minutos aproximadamente !!!

Quando for prepará-la, lembre-se que tenho apetite moderado, mas pode preparar uns 200 g. só para mim (risos) !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário