domingo, 13 de maio de 2012

Pappardelle di Filetto al Pesto - Pappardelle de filè e pesto

Devo reconhecer que essa receita não é muito convencional, e considerada por alguns uma verdadeira bobagem; na verdade a mistura de carne bovina com massa não é algo usual, mas nesse caso particular estou convencido que vale muito a pena.      

O grande segredo dessa receita está no preparo da carne, por isso meu conselho é que vocês sigam à risca; nada complicado.

O primeiro passo é preparar uma porção de
Pesto Genovese (veja receita Linguine al Pesto Genovese - publicação de Maio 2012). Em seguida você deverá cortar uma peça de fraldinha ou filé mignon de aproximadamente 500 g. em tiras, mais ou menos do tamanho do seu dedo mínimo (veja foto acima). A dica aqui é deixar a peça de carne na geladeira antes de iniciar o preparo, fazendo com que o tempero seja melhor absorvido e não se solte quando você for grelhar.

Sobre uma tábua de madeira você deverá temperar a carne já cortada com sal (uma colher de café para cada 100 gramas) e pimenta do reino moída na hora. Deixe descansar por uns 5 minutos.

Em seguida descasque uma laranja grande, e junte a casca dessa laranja à carne já temperada; com a utilização de um martelo de carne, bata toda essa mistura sobre a tábua; não tenha pena. Quando perceber então que a carne está começando a se desmanchar em pedaços menores, pare de bater e deixe-a repousar por uns 15 minutos dentro da geladeira; esse tempo será importante para que a carne absorva o sumo da casca da laranja, o que complementará o tempero final, além de te dar um tempo para tomar uma taça de vinho.

Esquente a água para o cozimento do pappardelle.

Assim que a taça de vinho se esvaziar, terão se passado 15 minutos; então, você deverá grelhar a carne temperada sobre uma chapa quente. Nesse instante coloque o pappardelle dentro água fervente, com um bom punhado de sal grosso e óleo; coordene tudo para que o tempo de cozimento do pappardelle (em geral 14 minutos) esteja sincronizado ao tempo que será necessário para grelhar toda a carne; meu conselho é que a carne esteja rosada por dentro, e não muito passada.

Misture a carne grelhada com cerca de 150 g de Pesto Genovese, escorra o pappardelle, e junte tudo com muito cuidado, pois apesar da aparência robusta, esse tipo de massa é bastante delicada.

Regue com azeite, um pouco de queijo parmesão de boa qualidade e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário