domingo, 13 de maio de 2012

Vellutata di Asparagi - Sopa aveludada de aspargos

Bem, já que estamos no Outono, e as noites começam a ficar cada vez mais frias, dá vontade de tomar uma sopa, sentir aquela sensação de aconchego e tranquilidade.

Pra ser bem franco eu sempre tive problemas em tomar sopas, pois sempre ficava com aquela impressão de estômago vazio logo após a refeição (risos), além da grande maioria das sopas ser preparada como um "quebra-galhos", algo meio improvisado quando alguém se esqueceu de preparar o jantar - pelo menos era assim que acontecia com a minha nonna.

É bem possível que você esteja se perguntando porque estou postando aqui uma receita de sopa, mas assim que o prato estiver pronto e seu marido ou esposa, filhos ou pais estiverem à mesa, você entenderá, pois essa não é uma "sopinha" qualquer.

É tudo bem fácil; primeiro você deve picar uns dois dentes de alho, deixando-os bem moídos; em seguida pique uma cebola média em pedaços bem pequenos; aconselho colocar um pouco de salsão também, já que propicia um gosto sensacional. Em uma panela de fundo grosso coloque duas colheres de manteiga, um fio de azeite e doure a mistura de alho, cebola e salsão por 10 minutos, até que esses ingredientes estejam bem tenros.

Agora você deve pegar cerca de 200 g. de aspargos (podem ser verdes ou em conserva), retire as pontas, e pique grosseiramente; junto esses pedaços à mistura que você deixou dourar por 10 minutos, e espere mais 10 minutos até que o aspargo comece a liberar um "suco".

Decorridos esses outros 10 minutos você deve adicionar 1 litro de água morna e ferver toda a mistura por 20 minutos - sem pressa. Alguma pessoas gostam de colocar um cubo de tempero pronto (tipo Knorr sabor legumes) para ferver junto; eu aconselho e gosto.

Nesse momento pegue um pão italiano (ou vários deles se forem pequenos), corte o topo e retire todo o miolo, deixando-o oco, já que a sopa será servida dentro dele; aí temos um segredo !!! o miolo do pão italiano é em geral bem macio e absorverá bastante a sopa, podendo causar um grande estrago, já que a sopa poderá vazar. Para evitar que isso aconteça, amasse um dente de alho, coloque um fio de azeite, e esfregue bastante por dentro do pão italiano; em seguida leve-o ao forno pré-aquecido (fogo baixo) por 5 minutos - isso fará com que o pão fique levemente tostado por dentro e absorva pouca sopa.

Voltando à panela: assim que sua sopa estiver pronta, bata tudo no liquidificador - bata bastante, já que é isso que fará com que ela adquira a textura aveludada; feito isso volte a mistura para a panela e deixe engrossar um pouco (5 minutos em fogo médio), coloque no pão italiano e cubra com parmesão ralado; agora ponha o pão no forno para que o parmesão fique gratinado e sirva em seguida (veja foto acima - tirada em 09/05/2012).

Covardia pura.

Pra acompanhar sugiro um vinho de mesa, tipo Sangiovese.

Um comentário:

  1. Essa sopa é excelente!!!! Muito boa!!! Vale a pena fazer nesse friozinho!!!

    Aprovadíssima!

    Bjs,
    Lilian

    ResponderExcluir