domingo, 20 de maio de 2012

Lasagna alla Besciamella e Pesto - Lasanha ao molho Bechamel e Pesto

Fazia muito tempo que eu não preparava essa receita, na verdade fazia tempo que eu não preparava uma Lasagna, mas assim que me pediram para prepará-la, foi essa que me veio à mente. Adoro a fragrância liberada pelo manjericão com nozes durante o cozimento, a ao cortá-la para ser servida, o cheiro é ainda melhor.
A Lasagna é sem dúvida alguma um dos pratos italianos mais populares e conhecidos no mundo, e um dos resultados dessa fama é o preparo feito de qualquer forma, sem preocupação ou carinho; acredito que todos nós já provamos uma Lasagna mal feita, com molho um pouco azedo, excesso de água, sem recheio ou mesmo com gosto de "meia furada" (risos). Decorrências da fama.

A Lasagna é um dos tipos de preparo de massa mais antigos da península itálica, isso devido à simplicidade da forma e praticidade; teve sua origem ainda na Grécia antiga onde era conhecida como laganon, prato preparado com massa achatada e em tiras, com recheio de carne de cordeiro e ervas. O modo de preparo chegou à "velha bota" durante o período Helenístico, quando a região que hoje conhecemos como Itália era apenas uma colônia.

Na forma como a conhecemos, é um prato típico da região da Emilia-Romagna, cuja capital Bologna, dá o nome ao principal tipo de preparo, a Lasagna Alla Bolognese (Lasanha à Bolonhesa), também conhecida como Lasagna al Forno.

Bom, respeitada a tradição, não preciso dizer que tenho certa resistência em preparar o que chamo de "pseudo Lasagna", um amontoado de queijo e presunto com molho ao sugo de caixinha, embora muitas vezes a tenha comido e me fartado (risos). Como um verdadeiro comedor de macarrão, referência feita aos italianos no filme O Poderoso Chefão, devo seguir as regras, afinal é muita história para ser desconsiderada.

O preparo é simples; primeiro prepare uma porção de "Pesto Genovese" e reserve; para isso veja receita "Linguine al Pesto Genovese", publicação de Maio de 2012. Importante: prepare somente o molho pesto, mas não a massa.

Agora vem o molho Besciamella (conhecido como molho branco !!! risos); por favor, não compre molho de caixinha; você verá como ele é de simples preparo e fica muito melhor !!!

Em uma panela, sob fogo baixo, derreta cerca de 50 g. de manteiga; assim que ela estiver derretida vá acrescentando cerca de 50 g. de farinha de trigo. Aí tenho uma dica importante que faz toda a diferença e evita erros: passe a farinha por uma peneira, garantindo que ela esteja bem solta, sem "bolinhas"; isso evitará que seu molho fique com grumos de farinha. Peneirada a farinha, coloque-a aos poucos dentro da panela com manteiga, sempre mexendo vigorosamente com o auxílio de um fouet  ou uma colher de pau.

Aumente o fogo, agora para um fogo médio, e continue mexendo; você vai perceber que a mistura começará a engrossar - fiquem atentos para que a farinha não queime, e evite deixá-la escurecer (fritar). Uma coloração levemente alaranjada é suficiente.
Nesse momento acrescente leite e continue misturando; o molho começará a ganhar corpo; continue acrescentando leite (aproximadamente 1 litro). Mantenha em fogo médio, e não pare de mexer. Adicione uma boa pitada de sal, pimenta do reino ralada na hora e uma colher de café rasa de noz-moscada ralada.

O ponto ideal do molho Besciamella é quando a sua colher de pau ficar totalmente encoberta pelo molho ao ser retirada da panela; sem segredo. Espere o molho esfriar e adicione o Pesto, misturando tudo. Agora você já tem o molho Pesto e o Besciamella; seguimos ao preparo da Lasagna.

Em uma travessa de vidro refratário ou de cerâmica (veja foto acima, tirada em 20/05/2012), coloque um pouco do molho que você acabou de preparar, de modo a cobrir toda a superfície do seu recipiente. Forre com a primeira camada de massa de Lasagna (aconselho a utilização de massa para Lasagna Barilla - vai direto ao forno e é de excelente qualidade), sobre a massa adicione mais molho e cubra com mussarella a gosto. Repita essa operação por três vezes, ou seja, sua Lasagna terá três camadas.

Garanta que sua Lasagna será coberta por bastante mussarella; leve-a ao forno por cerca de 35 minutos. Se seu forno tiver a opção "grill", coloque-a para gratinar por um período de 5 minutos ainda com o forno quente.

Respire fundo; sinta o cheiro bom do manjericão com nozes. Se não gostar do resultado me mande uma mensagem, junto do que sobrar da Lasagna.

Um comentário: