domingo, 13 de maio de 2012

Torta di Zucchini dei Zaccardi - Torta de Abobrinha dos Zaccardi

Essa receita é uma homenagem a uma "famiglia" muito especial, os Zaccardi, de Campobasso - Molise. Essa região da Itália, localizada ao sul, ficou praticamente parada no tempo, com suas cidades de pedra, becos tortuosos e colinas sempre adornadas por pequenos palácios.

Se um dia tiver oportunidade, visite essa região do sul; será uma volta no tempo, uma Itália provinciana, tranquila, pacata, onde a palavra ainda tem mais validade que um contrato assinado, e onde o tempo custa a passar. Povo pacífico, de sorriso fácil, de palavras acolhedoras. Você se sentirá num filme de Fellini.

Campobasso foi uma importante parada do exército romano, já que é relativamente próxima da Lazio. Infelizmente é hoje uma região pobre, onde muitas vilas e pequenas cidades são basicamente constituídas de mulheres, idosos e crianças, já que os homens, na maioria, foram para os grandes centros em busca de dinheiro.

A Abobrinha é um ingrediente muito versátil, que pode ser utilizada em muitas receitas; pura, ela possui pouca ou quase nenhuma graça, mas basta um pouco de azeite por cima e tudo se transforma. Temperada com alho, pimente negra, grelhada ou frita, ela se releva como uma raridade; muitos amigos e familiares não gostam de abobrinha, certamente porque a experimentaram da forma errada.

Bem, escolha duas abobrinhas tipo italiana de tamanho médio, corte as pontas e rale tudo usando um ralador de legumes - o tamanho adequado é do tamanho de uma batata palha. Corte dois tomates maduros em pequenos cubinhos, retirando a pele e a semente; corte também uma cebola de tamanho médio bem finamente. Adicione cheiro verde à vontade; junte três ovos, 15 colheres de farinha de trigo, meia xícara de azeite de oliva, uma xícara e meia de leite, uma colher bem cheia de fermento em pó (tipo Fleischmann Royal), 200 g. de queijo parmesão ralado, um punhado de orégano, duas colheres de café de sal, e pimenta do reino ralada na hora.

Misture tudo vigorosamente.

Unte uma forma grande com manteiga, polvilhando-a com farinha de trigo, para que não grude, e adicione toda a mistura. Leve ao forno médio por cerca de 40 minutos.

Assim que estiver pronta retire do forno e deixa descansar por uns 15 minutos antes de servir.

Cordiali Saluti !!

Um comentário:

  1. Rafa, obrigada pela homenagem à familia Zaccardi.

    Meu pai ficaria muito feliz em ver que a torta que ele fazia com tanto carinho está sendo publicada tão especialmente por você!!!

    Posso dar meu testemunho de que é uma torta muito boa!! (como todas as receitas publicadas).

    Parabéns pelo Blog, está maravilhoso!!!

    Bjs,
    Lilian

    ResponderExcluir